quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Resenha: Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da educação física.

A luta constitui-se como uma das mais antigas manifestações da cultura humana e em todos os países alguma forma de luta existe, sendo utilizadas de diversas formas como em torneios, códigos de conduta, preparação militar, esporte e também como forma de educação.
No inicio dos tempos medievais a luta era vital para o uso militar nas guerras, mas com a evolução das armas de fogo foi perdendo seu espaço nas decisões dos conflitos entre nações. Atualmente as lutas estão presentes no ambiente escolar, no não escolar (academias, clubes, etc.), e no esporte. Em todos os lugares precisam de pessoas qualificadas para o seu desenvolvimento. Fato este que para isso, dependa basicamente dos conhecimentos disponíveis para serem transmitidos aos futuros profissionais e da formação dos docentes dos institutos de ensino superior, que tem a responsabilidade de difundi-los aos discentes (TANI, 1996) tanto na licenciatura como no bacharelado, por tanto, precisa ser direcionada seja para ambiente escolar, ambiente não escola e esporte.

 A principal critica de autores com relação das lutas/artes marciais no ensino superior é que algumas instituições ofertam apenas uma modalidade para os alunos a fim de ensinar em período curto alguns de seus movimentos sendo que seria muito mais produtivo ensinar aos alunos como a luta pode auxiliar e intermediar nas buscas de seus planos e projetos dentro da educação física.
É importante para a criança e adolescente vivenciar a luta, tanto no seu aspecto de desenvolvimento quanto nos comportamento e valores. Certo que para isso os alunos de curso de educação física, devem aprender os conceitos e assimilar conteúdos que possibilitem a didática de ensinar a importância da luta, suas origens e culturas, não apenas a execução das técnicas.

Referencia:
DEL VECCHIO, F. B.; FRANCHINI, E. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D, 2006.

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