sábado, 31 de março de 2012

Plano de aula para jogos de oposição

Plano de aula para jogos de oposição

Rapidez e atenção
São jogos de vivacidade que alternam sempre os papéis de atacante e de atacado e evitam o contato próximo com o adversário.

Atividade:
Os alunos são organizados conforme a altura, logo após são formados pares, que revezaram conforme orientação do professor: ataque e defesa, o mais rápido que conseguirem.

Reter e mobilizar
Necessitam de enfrentamentos variados e obrigam o corpo a corpo. São, ao mesmo tempo, jogos para resistir e para se livrar. Os papeis são ora separados, ora combinados.

Atividade:
O objetivo é desequilibrar o oponente usando os braços e as mãos e segurá-lo sentado no chão durante cinco segundos. Caso ele consiga se livrar antes.

Desequilíbrio
Trata-se agora de, verdadeiramente, agir em direção ao adversário, sem medição de objeto ou território. Os papeis de ataque e de defesa são, ora alternativos, ora simultâneos.

Atividade:
Em duplas, enquanto um aluno esta com uma das pernas erguidas e os braços estendidos na lateral do corpo, o outro tenta desequilibra-lo.

Conquista de objeto
Esses jogos aproximam os adversários, mas as principais ações de oposição são feitas em direção a objetos a serem conquistados. Os papeis de atacante e defensor são separados.

Atividade:
Em dupla, os alunos colocam objetos (pregador de roupa, chips, etc.) nas roupas, localizados nos ombros, pernas e outros lugares do corpo, o objetivo é tentar pegar com uma mão mais objetos possíveis.

Conquista de território:
As situações desse grupo implicam aproveitamento e diversificação das ações desequilibradoras para chegar a seus fins. É preciso puxar, carregar, empurrar, fazer virar e, é claro, esquivar-se, desviar-se, resistir. O contato torna-se inevitável.

Atividade:
Com um arco preso ao chão, em dupla, os alunos realizaram movimentos para conquistar o arco, tentando entrar dentro do arco.

Combate:
O combate é agora completo. As condutas de ataque e de resistência são concomitantes. Torna-se indispensável encadear e coordenar todas as ações necessárias ao combate.

Atividade:
Com uma bexiga amarrada na cintura, os alunos terão que pega-la usando os movimentos de ataque e defesa sem estourar a bexiga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário